18 de fevereiro de 2013

O Neo-higienismo


Se Brecht viveu em tempos sem sol, é possível supor que os tempos em que vivemos são de uma preocupante penumbra. Há muito o que comemorar pelo fim da "Era Serra-Kassab", mas apenas a eleição de Haddad não é suficiente para acreditar que os tempos "neocons" estão ultrapassados.
É que a onda conservadora há muito nos atingiu em terras paulistas. Tem muitos exemplos disso (veja alguma folha qualquer por aí, no estado em que encontrar, e você terá amostras de sobra). Mas o que interessa aqui é tratar de um aspecto particular desse conservadorismo que diz respeito especificamente ao espaço urbano brasileiro. Resolvi chamar esse fenômeno de "neo-higienismo", por ter grandes e preocupantes semelhanças com a ideologia do início do século passado.
Este é apenas um post introdutório, e pretendo deixar o leitor com a pergunta no ar. "Higienismo"? Que é isso? Para quem não quiser esperar futuros posts sobre o assunto (não sei quando virão...), sugiro buscar a palavra nas revistas online disponíveis no site Scielo, onde uma série de artigos importantes de pesquisadores de História da Ciência e/ou da Arquitetura e Urbanismo tratam do assunto. Ou, se o leitor me permite um pouco de autopromoção, o assunto é mais longamente discutido em minha dissertação de mestrado. Para quem se contenta em tomar agora apenas o aperitivo enquanto aguarda o prato principal, fica uma primeira tentativa de "definição", sem muito rigor acadêmico: higienismo pode ser entendido aqui como uma ideologia que legitima com a ideia de "saúde" a intervenção no espaço urbano, não importa quão autoritária seja, convertendo em uma questão médica o que seria fundamentalmente uma questão social (humana) - portanto política. Algumas características dessa ideologia:
  • A vinculação entre saúde e moralidade;
  • A dicotomia entre "o bem de todos" e o "interesse individual(ista)";
  • O discurso científico como fuga ao debate político;
  • Truculência e intransigência na intervenção urbana.
Na medida do possível, e da forma mais sucinta que eu for capaz, tentarei futuramente discutir esses pontos, que merecem atenção. Se ficar devendo por muito tempo, por favor cobrem!

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao Virgílio, Luana e Francisco, que não conheço pessoalmente.

Muito bom o blog. Bons textos, coerência e pensamento crítico, que são qualidades para iluminar a sociedade, assim como os corações de seus integrantes.
Certamente vou recomendar.

Abraços - Sérgio Pupo.

Unknown disse...

Muito obrigado, grande amigo! Conto com sua indicação sim, e espero manter o blog atualizado com alguma regularidade. Se quiser, você também pode se cadastrar como "seguidor" do blog, e receber automaticamente por email todas as novidades. Pra mim, será uma honra ter você sempre como leitor!
Grande abraço!